Produção e Realização Artística

Produção e Realização Artística
Produção e Realização Artística: Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto das Artes da Universidade de Brasília - Prof. Marcus Mota

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Guião Diagramático Vrs. 3

No último ensaio não foi possível registrar o trabalho em vídeo devido a corte de energia. 
Porém avançou-se com novas possibilidades de desenvolvimento dramatúrgico.
Abaixo, o guião atualizado.

CENA
AÇÔES
PARTITURA DUAL
COEFICIENTE DE UMIDADE
CONCEITO
FRAGMENTOS
ÉPOCA
0 - Epígrafe
Posição estática a partir de iconografia arcaica
Fragmento 45




1-Início
Corpos afastados do teclado. Braços longos executam, alternadamente, três notas isoladas. As faces nunca se encaram.
Pequenos gestos interpelam um silencio fundamental. Ciclos repetitivos autônomos e espaçados nos dois teclados.
Seco
Isolamento dos personagens em relação ao outro. Autossuficiência e independência.
Sabedoria e excelência simplesmente são a condição seca da psique (Khan, 2009, pp. 382-396).
Sem tempo
2-Encontro
No piano, as notas isoladas dão lugar a três ou quatro frases musicais de intensidade crescente, terminando com o gesto de sacudir as mãos. Erica reage às frases e aos gestos com o ânimo do corpo. Ao terceiro (ou quarto) sacudir das mão, ela captura o meu braço esquerdo. No piano continua o discurso, na região aguda, com o braço direito livre, enquanto Erica vai caminhando pelo outro braço até atingir o ombro. Quando os dois braços estão colados, as faces encaram-se. Silencio durante uns segundos. Os corpos, verticais, vão-se então afastando lentamente, as mãos escorregando no braço do outro até ficarem ligados apenas pela ponta dos dedos. O momento de desligamento é assinalado pela repetição no piano da nota inicial.
Silencio.

Surpresa pela presença do outro – súbita consciência do presente.

Hoje
3-Desafio
As cabeças inclinam-se ligeiramente para trás, com bocas de peixe, regressando depois à posição de encarar o outro.
Cada movimento aciona objetos musicais iterativos –tremolos no piano, tremores reverberantes no sampler.
Jactos de Vapores que alternam entre os personagens
Evocação dos desencontros históricos.
Heráclito sugere que a ilimitacao da alma está intimamente relacionada tanto com o mistério da morte quanto com noções de ordem cósmica e castigo pessoal aplicado em retribuição a uma má ação.
Dantes
4-Morte
Queda do corpo sobre o teclado. O som do piano dá origem a uma lenta aproximação de Erica à posição de recolhimento, que será replicada nos clusters seguintes.
Cluster 1
Imersão oceânica.
Regresso ao abismo individual.
[...]que o poder da psique de aumentar a si mesma é parte do que se quer dizer com o "logos profundo" da alma em XXXV (D. 45), e
Agora
5-Vidas implicadas
Agitação lenta e divergente dos corpos: queda abrupta sobre o piano que origina movimento de ressalto rápido de Erica, seguido de regresso lento à posição de recolhimento. Isto acontece mais três vezes.
Clusters 2, 3 e 4 de corpo dele no piano.
Evaporação e criação de grumos terrosos.
Argumentação divergente
2) que essa força de auto expansão é manifesta na exalação ou transformação da água aquecida em vapor [...] (Khan, 2009, p. 369).
Futuro
6-Atrito
Ao quinto Cluster - Corpo dele na terra, corpo dela no ar, em tensão trepidante ou espasmódica na direção do céu.
Movimento ondulatório no piano com a elevação desfasada dos ombros, gerando 3 sucessões alternadas de clusters graves e agudos.
Na quarta, um dos braços cai, deixando sobre o teclado a cabeça e o braço direito.
Cluster 5.
Insistência no mesmo objeto sónico no sampler,
Sucessões alternadas de clusters graves e agudos. Grande intensidade.
Processo de fusão da terra, risco de morte
Ciclo vicioso
[...] ainda que a vida-sopro possa ser seca e quente e cheia de luz, talvez ela não possa ser inflamada como fogo celestial sem "morrer", sem deixar de ser a psique propriamente dita.
Início dos tempos
7 - Queda
Um último movimento dos ombros lança o corpo para o chão, ao mesmo tempo que a mão direita cria um novo cluster. Já no chão, um segundo cluster suga a energia de Erica, que se por sua vez também cai no chão. Os dois jazem imóveis, por momentos.
Ressonancia do último cluster.

Derrota

Fim do mundo
8 - Aproximação
Arrastando-se pelo chão, Erica dá início a uma aproximação lenta. Com o seu corpo começa a elevar-me lentamente até me deixar novamente sentado.
A mão que ficou sobre o teclado inicia uma melodia que acompanha a aproximação de Erica.

Determinação

Princípio do Mundo
9 – Corpos colados
Erica posiciona-se sobre as minhas costas colocando seus braços sobre os meus.  A cada impulso dos meus braços Erica vai-se separando dessa posição. À medida que o fraseado se vai transformando numa vertigem percussiva, o seu movimento vai ficando frenético.
Finalmente ela joga as duas mãos na zona mais grave do piano, interrompendo subitamente o desvario.
Fraseado com momentos cadenciais de acordes que provocam a elevação dos dois braços. Esse fraseado vai ficando progressivamente mais frenético e percussivo.




10 - Renuncia
Erica inicia a sua performance musical.
Om olhos dele no chão, levam ao movimento de pegar o pedal. Segue-se um afastamento físico até ao limite do tamanho do cabo do pedal - até deixar de o pressionar e as notas de Erica ficarem desligadas novamente, ela puxa o cabo lentamente para si, arrastando o meu corpo. Segurando a minha mão, tira-me o pedal. Eu toco notas soltas e a cada nota, ela afrouxa a pressão no cabo, de modo que o pedal vai caindo por pequenos impulsos, até tombar no chão. Ambos descemos lentamente para o reposicionar. Sempre com a minha mão na sua, Erica regressa à sua posição no teclado. As mãos separam-se finalmente.
Música tocada por Erica nas notas pretas do piano.




11-Libertação
Movimento pendular em relação ao teclado. As cabeças,a cada arpejo, vão-se aproximando. No quarto arpejo juntam-se as testas.
Arpejos etéreos no piano de frequência progressivamente mais esparsa. Arpejos sónicos em espelho no sampler
Condensação, liquidez e fluxo
Harmonia possível
Para Heráclito, assim como para Espinosa, esta experiencia da eternidade, longe de ser uma questão de sobrevivência pessoal, consiste exatamente na superação de tudo o que e pessoal, parcial e particular, no reconhecimento e plena aceitação do que e comum a todos (Khan, 2009, pp. 382-396).
Eternidade
12 - Epílogo
Regresso a posição estática a partir de iconografia arcaica            
Fragmento 45




Sem comentários:

Enviar um comentário