Porém avançou-se com novas possibilidades de desenvolvimento dramatúrgico.
Abaixo, o guião atualizado.
CENA
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AÇÔES
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PARTITURA DUAL
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COEFICIENTE DE UMIDADE
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CONCEITO
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FRAGMENTOS
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ÉPOCA
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0 - Epígrafe
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Posição estática a partir de iconografia arcaica
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Fragmento 45
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1-Início
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Corpos afastados
do teclado. Braços longos executam, alternadamente, três notas isoladas. As
faces nunca se encaram.
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Pequenos gestos
interpelam um silencio fundamental. Ciclos repetitivos autônomos e espaçados
nos dois teclados.
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Seco
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Isolamento dos
personagens em relação ao outro. Autossuficiência e independência.
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Sabedoria e
excelência simplesmente são a condição seca da psique (Khan, 2009, pp.
382-396).
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Sem tempo
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2-Encontro
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No piano, as
notas isoladas dão lugar a três ou quatro frases musicais de intensidade
crescente, terminando com o gesto de sacudir as mãos. Erica reage às frases e
aos gestos com o ânimo do corpo. Ao terceiro (ou quarto) sacudir das mão, ela
captura o meu braço esquerdo. No piano continua o discurso, na região aguda,
com o braço direito livre, enquanto Erica vai caminhando pelo outro braço até
atingir o ombro. Quando os dois braços estão colados, as faces encaram-se.
Silencio durante uns segundos. Os corpos, verticais, vão-se então afastando
lentamente, as mãos escorregando no braço do outro até ficarem ligados apenas
pela ponta dos dedos. O momento de desligamento é assinalado pela repetição
no piano da nota inicial.
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Silencio.
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Surpresa pela
presença do outro – súbita consciência do presente.
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Hoje
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3-Desafio
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As cabeças
inclinam-se ligeiramente para trás, com bocas de peixe, regressando depois à posição
de encarar o outro.
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Cada movimento
aciona objetos musicais iterativos –tremolos no piano, tremores reverberantes
no sampler.
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Jactos de Vapores
que alternam entre os personagens
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Evocação dos
desencontros históricos.
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Heráclito sugere
que a ilimitacao da alma está intimamente relacionada tanto com o mistério da
morte quanto com noções de ordem cósmica e castigo pessoal aplicado em
retribuição a uma má ação.
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Dantes
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4-Morte
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Queda do corpo
sobre o teclado. O som do piano dá origem a uma lenta aproximação de Erica à
posição de recolhimento, que será replicada nos clusters seguintes.
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Cluster 1
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Imersão oceânica.
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Regresso ao
abismo individual.
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[...]que o poder
da psique de aumentar a si mesma é parte do que se quer dizer com o
"logos profundo" da alma em XXXV (D. 45), e
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Agora
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5-Vidas
implicadas
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Agitação lenta e
divergente dos corpos: queda abrupta sobre o piano que origina movimento de
ressalto rápido de Erica, seguido de regresso lento à posição de
recolhimento. Isto acontece mais três vezes.
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Clusters 2, 3 e 4
de corpo dele no piano.
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Evaporação e
criação de grumos terrosos.
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Argumentação
divergente
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2) que essa força
de auto expansão é manifesta na exalação ou transformação da água aquecida em
vapor [...] (Khan, 2009, p. 369).
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Futuro
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6-Atrito
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Ao quinto Cluster
- Corpo dele na terra, corpo dela no ar, em tensão trepidante ou espasmódica
na direção do céu.
Movimento
ondulatório no piano com a elevação desfasada dos ombros, gerando 3 sucessões
alternadas de clusters graves e agudos.
Na quarta, um dos
braços cai, deixando sobre o teclado a cabeça e o braço direito.
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Cluster 5.
Insistência no
mesmo objeto sónico no sampler,
Sucessões
alternadas de clusters graves e agudos. Grande intensidade.
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Processo de fusão
da terra, risco de morte
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Ciclo vicioso
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[...] ainda que a
vida-sopro possa ser seca e quente e cheia de luz, talvez ela não possa ser
inflamada como fogo celestial sem "morrer", sem deixar de ser a
psique propriamente dita.
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Início dos tempos
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7 - Queda
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Um último
movimento dos ombros lança o corpo para o chão, ao mesmo tempo que a mão
direita cria um novo cluster. Já no chão, um segundo cluster suga a energia
de Erica, que se por sua vez também cai no chão. Os dois jazem imóveis, por
momentos.
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Ressonancia do
último cluster.
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Derrota
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Fim do mundo
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8 - Aproximação
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Arrastando-se
pelo chão, Erica dá início a uma aproximação lenta. Com o seu corpo começa a
elevar-me lentamente até me deixar novamente sentado.
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A mão que ficou
sobre o teclado inicia uma melodia que acompanha a aproximação de Erica.
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Determinação
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Princípio do
Mundo
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9 – Corpos colados
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Erica posiciona-se
sobre as minhas costas colocando seus braços sobre os meus. A cada impulso dos meus braços Erica vai-se
separando dessa posição. À medida que o fraseado se vai transformando numa
vertigem percussiva, o seu movimento vai ficando frenético.
Finalmente ela
joga as duas mãos na zona mais grave do piano, interrompendo subitamente o
desvario.
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Fraseado com
momentos cadenciais de acordes que provocam a elevação dos dois braços. Esse
fraseado vai ficando progressivamente mais frenético e percussivo.
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10 - Renuncia
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Erica inicia a
sua performance musical.
Om olhos dele no
chão, levam ao movimento de pegar o pedal. Segue-se um afastamento físico até
ao limite do tamanho do cabo do pedal - até deixar de o pressionar e as notas
de Erica ficarem desligadas novamente, ela puxa o cabo lentamente para si, arrastando
o meu corpo. Segurando a minha mão, tira-me o pedal. Eu toco notas soltas e a
cada nota, ela afrouxa a pressão no cabo, de modo que o pedal vai caindo por
pequenos impulsos, até tombar no chão. Ambos descemos lentamente para o
reposicionar. Sempre com a minha mão na sua, Erica regressa à sua posição no
teclado. As mãos separam-se finalmente.
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Música tocada por
Erica nas notas pretas do piano.
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11-Libertação
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Movimento
pendular em relação ao teclado. As cabeças,a cada arpejo, vão-se aproximando.
No quarto arpejo juntam-se as testas.
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Arpejos etéreos
no piano de frequência progressivamente mais esparsa. Arpejos sónicos em
espelho no sampler
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Condensação,
liquidez e fluxo
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Harmonia possível
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Para Heráclito,
assim como para Espinosa, esta experiencia da eternidade, longe de ser uma
questão de sobrevivência pessoal, consiste exatamente na superação de tudo o
que e pessoal, parcial e particular, no reconhecimento e plena aceitação do
que e comum a todos (Khan, 2009, pp. 382-396).
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Eternidade
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12 - Epílogo
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Regresso a posição
estática a partir de iconografia arcaica
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Fragmento 45
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